Abrir um ISP em sua região pode ser um grande passo para quem deseja tornar-se um empreendedor em uma área que está em constante crescimento. Porém, da mesma forma que você, outras pessoas também poderão investir nisso, gerando um ambiente mais competitivo.
Sendo assim, como conseguir destaque e, portanto, conquistar uma fatia maior no mercado, garantindo o seu espaço? Uma forma primordial é fazer diferente do que todo mundo faz, ou seja, gerando diferenciais competitivos que atraiam a atenção dos seus potenciais clientes, bem como trabalhar com processos de fidelização a longo prazo.
Confira os diferenciais dosprovedores de internet que você deve explorar em seu negócio e tire suas dúvidas sobre o tema. Continue a leitura!
1. Possuir um suporte técnico ágil
O suporte técnico tem um papel fundamental nas empresas de provedor de internet. Afinal, estamos falando de negócios que fornecem um serviço de alta necessidade para o usuário, cujas paralisações podem trazer uma série de problemas para as rotinas da pessoa (é o caso, por exemplo, de quem trabalha em regime home office).
O suporte técnico precisa ser ágil para solucionar problemas de forma eficiente, sem gerar necessidade de retornar outras vezes para resolver a questão. Infelizmente, é muito comum que um cliente fique decepcionado com um atendimento do suporte que, no final, não resolveu, de fato, a questão, gerando, ainda, um maior período de instabilidade ou queda do serviço.
Por isso, é imprescindível ter equipes de especialistas devidamente capacitados para realizar as funções, bem como times de monitoramento, que poderão indicar oscilações e agir de forma proativa, antes que o problema se instale.
2. Contar com um bom atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente continua sendo um dos mais importantes diferenciais para o seu público na hora de decidir se optará pelo seu negócio ou por um concorrente. Afinal, o serviço de internet, apesar de ainda não ser considerado um serviço essencial, é de extrema importância para as rotinas dos negócios.
É vital, assim, que seus times estejam preparados para ouvir os clientes em seus atendimentos, oferecendo um serviço personalizado e capaz de realmente solucionar a questão, ao invés de dar respostas prontas e protocolares (uma das principais queixas dos clientes).
Uma opção, também, é disponibilizar um atendimento tecnológico, por meio de chatbot, que pode ser importante para a resolução de questões pontuais, de forma ágil, sem a necessidade de intervenções de técnicos. Com isso, ele soluciona a questão e gera maior dinamicidade no SAC, priorizando as maiores urgências para esse setor.
3. Ter serviços diferenciados
O que a sua empresa pode oferecer para seus clientes, que não há no mercado da região? Observar isso é importante, conseguindo destacar-se dos demais concorrentes de ISP. Por exemplo, se as empresas da região não oferecem um plano diferenciado para a comunidade gamer, pensar nesse tipo de serviço pode ser uma opção interessante.
Assim, você poderá ter um plano no qual se oferta condições diferenciadas, como maior simetria entre as velocidades de upload e download, velocidades maiores, entre outras questões. Com isso, consegue-se mirar em um público diferenciado e, assim, fidelizá-lo a longo prazo.
4. Entender quais são as demandas do cliente
O que as grandes marcas do mercado têm como importante diferencial, de forma que os clientes realmente passam a amá-las? Elas conseguem entregar exatamente aquilo que o cliente quer e precisa.
Pense na Amazon, Apple, Netflix: elas criam produtos e soluções de acordo com o que eles desejam. A Netflix, por exemplo, faz isso colocando os filmes e as séries queridos pelos usuários, além de criar conteúdos autorais que estejam alinhados com o que é tendência na área audiovisual, conseguindo surpreender seus clientes.
Isso deve ser pensado da mesma forma pela sua ISP: quais são as demandas, as necessidades e os desejos dos seus consumidores, o que eles precisam e de que forma a sua empresa pode auxiliar nesses processos? Por exemplo, eles necessitam de maior velocidade e estabilidade, por trabalharem em casa? Então é importante oferecer um serviço que realmente possibilite isso a eles.
Esse ponto é importante, também, para saber como se comunicar com o seu usuário. Afinal, é imperativo deixar claro que a sua empresa tem o know-how necessário para atender e superar essa expectativa.
5. Oferecer as principais inovações do mercado
As empresas de provedor de serviços de internet estão inseridas em um mercado de inovação e tecnologia. Por isso, não raro, há sempre novidades cujo objetivo é trazer uma melhor experiência de conectividade para o usuário. Por isso, é indispensável que os gestores de ISP estejam sempre atentos ao que está sendo implementado.
Por exemplo, esse é um momento no qual os gestores precisam observar a implementação da 5G no Brasil. Essa novidade poderá revolucionar o setor, e, com certeza, as empresas que oferecerem esse serviço em primeiro lugar vão se destacar no mercado e sair à frente dos concorrentes. Fique atento, também, para oWifi 6, que chega ao Brasil em setembro.
6. Agregue valor aos serviços
Outro ponto que auxilia a trazer melhores resultados e se destacar no mercado é a oferta de serviços de valor agregado. Eles dizem respeito àqueles que podem ser oferecidos em combos para os seus clientes, como uma forma de incentivá-los a aumentar o ticket médio e, assim, a fidelização com o seu negócio.
Alguns dos serviços agregados que normalmente são disponibilizados para os clientes de ISP são:
serviço de canais de televisão por assinatura;
telefone fixo;
serviço de telefone móvel, entre outros.
É importante, também, dar a opção para o cliente contratar apenas o serviço de conexão à internet. Afinal, não, necessariamente, precisa levar o combo todo para ter acesso ao serviço principal da sua empresa (e isso pode configurar venda casada e gerar problemas, até mesmo, judiciais para a ISP).
Investir em diferenciais dos provedores de internet é crucial para alavancá-lo no mercado, principalmente se está em uma região altamente competitiva. Portanto, não deixe de investir nesses pontos e, assim, verá os resultados no seu negócio.
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