Com o crescimento exponencial do número de assinantes dos ISPs, surge a necessidade de se ter uma gestão mais simples em relação aos equipamentos que compõem toda a infraestrutura da rede. Desde o servidor Radius até os equipamentos de GPON — como são os casos das OLTs e as ONUs, utilizadas pelo cliente final — é importante ter confiabilidade no funcionamento de toda a rede. Problemas que causam a desconexão do cliente à internet é algo indesejado por ambas as partes, situação que, a depender do tempo de resolução, gera insatisfação e aumento nas reclamações recebidas pela Central de Atendimento (NOC).
Uma solução que se tornou comum é a utilização de um servidor de TR-069 para gerenciamento dos equipamentos na casa dos assinantes, ou seja dos clientes daquele ISP. A grande vantagem nessa solução é a capacidade de gerenciar dispositivos de fabricantes diferentes, tendo em um único portal a capacidade de realizar a resolução de problemas na casa dos assinantes de forma remota!
Na topologia acima, a rede LAN corresponde à rede residencial do cliente final, a ONU realiza a conversão óptica para elétrica das informações. Muitas vezes o ISP opta por utilizar uma bridge tal qual a EG8010H com um WS5200 V3 para realizar a autenticação PPPoE ou até mesmo apenas uma EG8145V5 para centralizar em apenas um equipamento. Independente do cenário, todos esses dispositivos possuem compatibilidade ao protocolo TR-069.
Nas configurações dos dispositivos que estarão compondo a infraestrutura será necessário apenas ser feita a configuração do servidor ACS para o qual devem ser enviadas as informações. Deverão ser informados o IP (domínio), a porta, o login de autenticação com o servidor e, por último, o tempo que o dispositivo deve atualizar suas informações para o servidor.
Uma vez configurado o servidor TR-069 na ONU, com poucas configurações, o ISP mantem o controle de toda a sua rede, realizando todo o monitoramento e gerenciamento necessário, desde mudar o SSID de um Wi-Fi, o canal de operação ou até mesmo atualizar o Firmware de algum equipamento rapidamente.
Para mais conteúdos como este, assine a nossa newsletter e receba dicas exclusivas com soluções que vão tornar o seu ISP ainda melhor!
Por Otávio Maciel, colaborador no time de GPON da Connectoway