Neste artigo assinado por Thyago Monteiro, CTO da Connectoway, você vai conhecer a solução Premium Wi-Fi da Huawei. Uma ferramenta para monitoramento e resolução de problemas com o wi-fi que vai ajudar o provedor a economizar cerca de 40% em Operação e Manutenção.
Consumo de Internet no Brasil
O mercado de internet acompanha uma progressão extremamente acelerada. O computador, que em um passado não tão distante era o meio mais comum de acesso ao serviço, hoje já se vê tomado pelos dispositivos móveis. De acordo com a Pesquisa TIC Domicílios 2020 (Cetic.Br), 99% das pessoas utilizam o aparelho celular para acesso à internet. Na classe C, 58% das pessoas têm este dispositivo como único meio de acesso ao serviço.
Essa mudança na característica de consumo exemplifica a migração do acesso à internet via cabo para o sistema wireless. Hoje, mesmo que em domicílio, o acesso se dá remotamente e não somente no ponto físico. Outra exemplificação clara é o crescimento do Wi-Fi 6, que iniciou em 2019 e, em apenas 3 anos, ocupou cerca de 24% do mercado, com projeções para que ocupe dois terços até 2027.
Os provedores de internet, por sua vez, têm a necessidade de adaptar o serviço para melhor atender às necessidades e experiências dos usuários. Ou seja, cada vez mais as operadoras estão assumindo a responsabilidade pela forma que a conexão é entregue dentro da casa dos assinantes e não apenas pela garantia da entrega de um ponto, mas uma cobertura sem fio na casa toda.
Os principais desafios dos provedores
Por outro lado, cerca de 60% dos problemas relacionados ao Wi-Fi exigem uma visita presencial, já que o cliente final não possui obrigação alguma de compreensão tecnológica. Portanto, sabendo que cada atendimento tem o custo médio entre R$90 e R$150, o gasto do provedor para manutenção de uma rede física pode ser superior até mesmo à mensalidade paga pelo usuário, que no Brasil possui um ticket dentro dessa faixa de valor.
Levando em consideração, então, os custos operacionais (Opex), a necessidade de uma realidade na qual exista uma solução que diminua a quantidade de visitas presenciais, juntamente à busca pela melhora da qualidade de serviço, incluindo a gestão de dentro da casa dos assinantes, a plataforma premium wi-fi encontra uma ótima oportunidade de protagonismo no mercado.
Esse processo se inicia desde a instalação dos dispositivos de rede, compreendendo o local e avaliando a necessidade de pontos de acesso adicionais e suplementares, e continua com o mapeamento de cada fase do serviço entregue, trazendo a possibilidade de atuação até do próprio assinante na resolução dos problemas, caso apareçam.
Premium Wi-fi é a solução da Huawei para monitoramento e ajustes da rede
No Brasil, os principais players já estão assumindo essa responsabilidade. Depois da chegada da rede Mesh, que possibilita uma cobertura mais ampla, rápida e estável, eliminando as áreas de sombra do sinal, agora presenciamos a vinda do Premium Wi-Fi, utilizando a tecnologia inteligência artificial e mineração de dados. Essa plataforma é capaz de reduz em 40% as visitas técnicas, o que significa uma diminuição de Opex de, aproximadamente, R$ 30 mil por mês para cada 10 mil assinantes nas previsões mais otimistas.
O serviço permite o gerenciamento remoto de configuração, do tipo de conexão, da capacidade do CPE, de interferência, da capacidade do terminal, e de outras variáveis. Isso é possível com a disponibilização de um acesso por aplicativo para qualquer uma das três pontas da conexão (provedor, técnico instalador e usuário), permitindo que ações específicas sejam designadas e executadas por elas. Por meio dele, a detecção de mudanças de rede é feita em minutos, com identificação inteligente de 49 tipos de exceções e mais de 200 indicadores diferentes de performance.
Benefícios do Huawei Premium Wi-Fi
Um exemplo prático dessa plataforma de telemetria é o alinhamento do tipo de dispositivo à rede. O aplicativo possibilita que o provedor consiga detectar caso um aparelho móvel, que requer maior conexão, esteja conectado à uma rede mais restrita, como a de 2.4ghz, e migrá-lo, remotamente, para uma rede com maior performance, como a de 5ghz. Como resultado, o consumidor desfruta de um aprimoramento recorrente e instantâneo em sua conexão.
Para criar valor e melhorar a experiência do usuário, é preciso oferecer um serviço gerenciado, fazendo com que, além de receber a melhor qualidade de conexão, ele se sinta pertencente à resolução do problema. Em outros países, as operadoras já compreenderam essa necessidade e, no Brasil, a transformação só está começando.
A combinação entre a banda larga, a rede Mesh e o serviço gerenciado é o caminho perfeito para qualquer case de sucesso. Além de diminuir o churn, reduz as despesas operacionais e o tempo de atendimento, resultando em um ganho de 60% no troubleshooting. Estou seguro de que os players que aderirem a esse serviço se posicionarão na vanguarda e estarão prontos para pavimentar as novas exigências dos provedores de streaming e jogos para um mercado cada vez mais exigente no quesito de experiência do usuário.