A busca por fontes de energia renovável, de menor impacto ambiental, vêm causando uma grande e necessária revolução no mundo energético. Isso porque é necessária a substituição das fontes de energia tradicionais, como o petróleo, pelas renováveis, reduzindo a emissão de gases poluentes na atmosfera.
O Brasil se destaca entre os países que utilizam as fontes de energia renováveis, pois sua matriz energética é formada principalmente pelas fontes hídrica, solar e eólica. E neste artigo, você vai saber tudo sobre elas.
Hídrica: a principal fonte de energia utilizada no país
A energia de fonte hídrica, também chamada de hidrelétrica, utiliza a força das águas para gerar eletricidade. Ela é a mais conhecida nacionalmente e também a principal fonte energética do país com potência de 109.896 MW. Em suma, essa fonte corresponde a 50,8% da energia produzida no Brasil, segundo dados da ABSOLAR (2020).
Essa energia renovável é livre de emissões, gerada por meio da transformação da energia cinética da força das águas em energia elétrica. Esse processo acontece dentro das usinas hidrelétricas, onde a água armazenada nas barragens passa por tubulações e, com a ajuda da força da gravidade, movimenta as turbinas. Essas turbinas estão acopladas a geradores que transformam a energia mecânica em eletricidade.
Vantagens da Energia Hidrelétrica
Entre as principais vantagens da energia hidrelétrica estão:
– Não emite gases poluentes;
– É uma fonte de energia renovável e limpa;
– Tem custos mais baixos para o consumidor final;
– Ajuda a evitar enchentes dos rios;
– Promove o turismo na região em que está instalada.
Desvantagens da Energia Hidrelétrica
Contudo, apesar de ser uma fonte renovável, a energia hidrelétrica tem muitos impactos ambientais e sociais negativos, além de encontrar obstáculos com as mudanças climáticas, como os períodos de seca. Entre as principais desvantagens, estão:
– Desmatamento;
– Alterações no clima e nas chuvas;
– Impactos na comunidade local, com realocamentos;
– Geração de metano por meio da decomposição da vegetação submersa;
– Preço mais alto em épocas de seca;
– Mudanças no fluxo de rios, atingindo a vida aquática;
– Efeitos negativos para a fauna e a flora da região.
Solar Fotovoltaica: crescimento exponencial ao logo dos anos
A energia solar é uma fonte renovável, limpa e inesgotável. Atualmente, a sua potência representa 32.017 MW, sendo a segunda fonte mais utilizada no Brasil, correspondendo a 14,8% de toda a energia gerada.
Com o passar dos anos e o barateamento do custo de implantação, a energia solar vem ganhando cada vez mais espaço no território nacional, tendo praticamente dobrado a potência instalada a cada ano, desde 2017.
A energia solar fotovoltaica é a conversão direta da luz do sol em eletricidade. A luz solar é captada por meio de um painel solar, conhecido como módulo fotovoltaico, e direcionada para um inversor, que transforma a corrente elétrica contínua (CC) em corrente alternada (CA), pronta para ser consumida.
Por causa dessa característica modular, a tecnologia fotovoltaica funciona tanto em projetos de pequeno porte, como residências, ou em grandes usinas solares. No Brasil, por termos ótimos índices de radiação solar, essa fonte de energia vem ganhando cada vez mais espaço, especialmente entre os consumidores, pois possibilita que o consumidor gere a sua própria energia e economize até 90% nas despesas com conta de luz.
Vantagens da Energia Solar
Entre as vantagens da energia solar, estão:
– Redução na conta de luz;
– Geração de energia silenciosa;
– Valorização do imóvel;
– Baixo custo de manutenção;
– Durabilidade dos equipamentos de até 30 anos, gerando um ótimo custo-benefício.
Desvantagens da Energia Solar
Entre as desvantagens, podemos citar duas principais:
– Investimento inicial alto;
– Produção de energia intermitente, pois não há geração à noite e redução em dias nublados ou chuvosos.
Contudo, podemos reduzir o impacto do investimento inicial alto se considerarmos a disponibilidade de financiamentos para implantação de sistema fotovoltaicos, que cobrem todo o custo do projeto e podem gerar parcelas no mesmo valor da economia na conta de luz.
No caso da produção de energia intermitente, os projetos são dimensionados considerando essas variações e, se for necessário, pode-se fazer uso de baterias para armazenar a energia gerada.
Eólica: a força dos ventos para gerar energia renovável
A energia eólica é gerada através da força dos ventos e, atualmente, é responsável por 26.055 MW da energia produzida no país. Ela é a terceira fonte energética do Brasil, com 12% da geração.
Em parques eólicos, a força dos ventos é captada através de grandes hélices, que geram energia cinética em turbinas eólicas (aerogeradores), onde é transformada em eletricidade. Essa energia elétrica é levada até os transformadores, que, em suma, tem o papel de conduzir para a rede de distribuição.
Esta fonte energética é uma alternativa para uma geração de energia renovável, limpa e em larga escala, necessitando de espaços amplos e estratégicos visando a captação dos ventos. A utilização da energia eólica vem crescendo no Brasil, especialmente nos estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará.
Vantagens da Energia Eólica
Entre as vantagens da energia eólica, estão:
– Existe vento em quase todo lugar e atualmente os sistemas meteorológicos conseguem prever as alterações com mais precisão;
– É adaptável a qualquer lugar, inclusive áreas remotas, pois pode ser utilizada com outra instalações e outros usos do terreno;
– Tem uma instalação rápida e manutenção simples e esporádica;
– É considerada uma fonte de energia relativamente barata.
Desvantagens da Energia Eólica
Contudo, mesmo sendo uma energia renovável, existem algumas desvantagens:
– Existe um limite para a velocidade do vento, pois velocidades superiores podem afetar a turbina;
– Gera um impacto ambiental, por causa de danos e mortes de aves e morcegos, além de um impacto visual nas paisagens naturais;
– As turbinas eólicas produzem um ruído elevado, causando desconforto às populações que vivem nas proximidades dos parques.
Em suma, é possível notar o impacto positivo da escolha e implementação de fontes alternativas e sustentáveis de energia. Considerando as suas vantagens econômicas e a característica modular, a energia solar fotovoltaica acaba sendo a escolha mais viável para um investimento seguro e eficaz.
Ficou interessado? Conte com uma equipe experiente e capacitada para te entregar as melhores soluções em produtos de geração de energia solar, conte com a Connectoway Solar!